Breaking News
Join This Site
iklan banner
Boys Town (1938)

Boys Town (1938)


O filme é baseado nos feitos do Padre Edward Joseph Flanagan, personagem da vida real, responsável por fundar um orfanato para delinquentes juvenis em Omaha, Nebraska. O roteiro, entretanto, é totalmente fictício, centrado em um adolescente que não aceita regenerar-se.
Spencer Tracy, premiado com o Oscar de Melhor Ator com Captains Courageous no ano anterior, recebeu sua segunda estatueta consecutiva e teria ficado tão emocionado que entregou o prêmio ao verdadeiro Padre Flanagan (na verdade, o gesto foi planejado por um homem de marketing da MGM ).
Aclamado pelo público, o filme foi indicado em cinco categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Filme e a de Melhor Diretor. Além de Spencer Tracy, também Dore Schary e Eleanore Griffin foram premiados, com o Oscar de Melhor História Original. Tanto sucesso levou o Padre Flanagan a declarar, de maneira crítica, que a película retratara um orfanato tão próspero que as pessoas poderiam não se dar conta de que ele dependia de contribuições particulares para sobreviver.
Visto como o melhor trabalho de Norman Taurog, Boys Town deu início à longa associação entre o cineasta e a MGM. Ele só diria adeus ao estúdio -- e ao cinema -- em 1968, ao dirigir Elvis Presley pela nona vez, na comédia Live a Little, Love a Little.
Fred Zinnemann, na época um novato em Hollywood, dirigiu um trailer especial sobre o filme, intitulado City of Lost Men (Cidade dos Homens Perdidos).
O filme é o responsável pela célebre frase "he ain't heavy, he's my brother" (ele não é um peso, é meu irmão).
Boys Town é considerado por Ken Wlaschin como um dos melhores filmes tanto de Spencer Tracy quanto de Mickey Rooney.
Em 1941, foi lançada a sequência Men of Boys Town, com o mesmo diretor, mesmo produtor e mesma dupla central de atores.
Em 1995, Mickey Rooney interpretou Padre Flanagan no telefilme Brothers' Destiny.

Sinopse
Cercado pelo pessimismo alheio, o Padre Flanagan cria Boys Town, um educandário para reformar jovens delinquentes. Incapaz de sustentar-se sozinho, ele precisa da ajuda financeira dos poucos que acreditam no projeto, como o penhorista judeu Dave Morris. Entre os problemas enfrentados pelo padre está Whitey Marsh, um encrenqueiro que entra e sai do orfanato sem apresentar melhoras e vive se metendo em confusões.

Ficha Técnica
Direção: Norman Taurog
Produção: John W. Considine Jr.
Roteiro: Dore Schary, Eleanore Griffin, John Meehan
Elenco: Spencer Tracy, Mickey Rooney, Henry Hull
Gênero: Drama
Screens












Acesse: Starchildrens Collector's Movies
Collector Movies