Breaking News
Join This Site
iklan banner
Cinema Paradiso

Cinema Paradiso


Cinema Paradiso é um filme italiano escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore. É um filme encantador, de Giuseppe Tornatore, que conta não só um pouco da história de amizade entre um garoto curioso e esperto e um projecionista com mais de 40 anos, mas da beleza e encanto do cinema. O filme é uma obra prima de 1988 e colecionou vários prêmios, dentre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1990; o Globo de ouro e o Festival de Cannes.
O protagonista de Cinema Paradiso é Salvatore, uma criança que vive em uma pequena cidade na Itália, onde há um cinema onde passa horas tentando Alfredo, o operador, mostrar-lhe todos os segredos que estão escondidos atrás da tela grande. Ele também poderia ser dito que o protagonista de Cinema Paradiso é simplesmente o filme -a sétima arte-e amor tantos processado por ele. Ambos os elementos ligados à inocência da criança, obtê-lo ao menos sentir empatia cócegas seu pequeno coração.
Pareceu-me um daqueles filmes que você tem que ver antes de morrer e também uma bela história que vai chorar e sorrir para crianças, adultos e idosos, como a amizade e altas doses de brilho nos olhos de Salvatore eles vão e vai deixá-los bem colado ao assento. Em suma, uma obra monumental que oferece um olhar nostálgico em filmes eo efeito que têm sobre um menino que cresce acima e em torno da sala de cinema vila título neste drama comédia italiana que baseia-se na vida e os tempos do roteirista / diretor Giuseppe Tornatore. A história começa no presente como um siciliano pinheiros mãe por seu filho distante, Salvatore, que deixou há muitos anos e desde então se tornou um diretor de cinema Roman proeminente que tomou o conselho de seu mentor muito literalmente. Ele finalmente retorna à sua aldeia natal para assistir ao funeral do ex-projecionista de cinema da cidade, Alfredo, e, ao fazê-lo, embarca em uma jornada para sua infância, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando se tornou filho oficial do homem. Nos confins escuros do Paradiso Cinema, o menino e os outros habitantes tentam escapar das duras realidades do pós-guerra na Itália. O censor cidade também está lá para segurar nada desfavorável aparecer na tela, invariavelmente, exigindo que todas as cenas de beijo ser editado. Um dia, Salvatore salva a vida de Alfredo depois de um incêndio, em seguida, se torna o novo projecionista. Alguns anos mais tarde, Salvatore se apaixona por uma bela garota que quebra o coração depois que ele é introduzido no militar. Trinta anos mais tarde, Salvatore chegou a dizer adeus a seu amigo ao longo da vida, que lhe deixou um pequeno presente em uma lata de filme. Em 2002, mais de uma década após o lançamento original do filme, Tornatore trouxe corte do original do diretor 170 minutos para as telas americanas pela primeira vez.

Salvatore Di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, ele costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.
E no cinema local, o "Cinema Paradiso", ali, ele inicia uma divertida e bela amizade com Alfredo (Philippe Noiret), único projecionista do cinema. Curioso, Totó adora observar o trabalho do projecionista e desde então não esconde interesse em aprender todo o processo da projeção. Mesmo cansado da teimosia e persistência do menino, Alfredo, enfim, explica seu trabalho na prática, mas deseja e aconselha que o garoto busque uma profissão melhor.
Já adolescente, Totó (Marco Leonardi), un bel ragazzo, vive o seu primeiro (e único) amor, com a linda Elena. O namoro não prossegue, mas Totó não a esquece e, já adulto e maduro (Jacques Perrin),passa a ter apenas mulheres em sua vida, mas não um amor como o de Elena.
Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo. Ao final, o Novo Cinema Paradiso, já abandonado, acaba demolido pela prefeitura para construir um estacionamento. Voltando para Roma Totó assiste a uma fita com todas as imagens de beijo que o padre da cidade havia censurado.
Cinema Paradiso é um beijo no coração dos apaixonados por cinema, é a "sensação de paraíso" que a sétima arte nos proporciona por alguns instantes. E ainda tem a canção maravilhosa do grande maestro e compositor italiano Ennio Morricone, que fica levemente presa na memória, por longos dias depois de ver o filme.
























Principais prêmios e indicações
Oscar 1990 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Globo de Ouro 1990 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Festival de Cannes 1989 (França)
Recebeu o Grande Prêmio do Júri.
Indicado à Palma de Ouro.
Prêmio César 1990 (França)
Ganhou o prêmio de Melhor Poster.
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Academia Japonesa de Cinema 1991 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio David di Donatello 1989 (Itália)
Venceu na categoria de Melhor Música (Ennio Morricone).
BAFTA 1991 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de Melhor Ator (Philippe Noiret), Melhor Ator Ator Coadjuvante (Salvatore Cascio), Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original.
Indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.

Por onde os atores que interpretaram Totó em Cinema Paradiso?

O tempo passou. Leonardi, que em seguida virou o galã romântico de Como Água para Chocolate (1992), continuou na carreira. Hoje, o então rapazinho de Cinema Paradiso é um senhor de 45 anos, recém-completados no último dia 14, com os cabelos e bigode já ficando grisalhos.
Marco Leonardi e Salvatore Cascio, os dois Totós de Cinema Paradiso
Mesmo destino no cinema, porém, não teve o outro Totó, o pequeno Salvatore Cascio, que tinha apenas 9 anos quando rodou seu primeiro filme e, convenhamos, roubou a cena como o encantador garoto que era apaixonado por cinema e não cansava de repetir o nome do projecionista: “Alfredo, Alfredo”.
Marco Leonardi em imagem recente
Salvatore, 37 anos, ainda trabalhou com Tornatore em Estamos Todos Bem (1990). Em 1992, ao atuar em Jackpot, mudou seu nome artístico para Totò Cascio, óbvia referência ao personagem que o tornou famoso. Na transição da infância para a adolescência e, depois, para a fase adulta, ele decidiu sair de cena.

O garotinho Totó hoje tem 37 anos é dono de um restaurante

Preferiu abrir um restaurante e B&B (bed and breakfast) na Sicília, chamado L’Oscar dei Sapori. Dedica-se também a escrever um livro de memórias sobre sua fascinante experiência à frente das câmeras na infância.
Starchildrens Collector's Movies
Fórum Star Childrens Collector's Movies » Comédia » Cinema Paradiso 1988
Collector Movies